Os gestores municipais têm mais uma oportunidade para se inscreverem na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação tem o objetivo de destacar e reconhecer ações e projetos voltados a fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios brasileiros. As inscrições foram prorrogadas até o dia 7 de fevereiro, no site da premiação.
“Os prefeitos precisam ser olhados e prestigiados pelo apoio que prestam aos pequenos negócios. E esse é um momento oportuno”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Pará, José Conrado Santos.
O prefeito de Breves e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), José Antônio Azevedo, parabenizou o Sebrae pela iniciativa. “A ação busca, por meio de iniciativas estratégicas, trazer emprego e renda para os municípios. É um projeto muito importante, que vem incentivando os pequenos negócios”, destacou.
Sobre a premiação
No Pará, a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foi lançada em 2023, em Belém, e possui treze categorias, três a mais do que na etapa nacional: controle interno municipal em favor dos pequenos negócios, gestor indutor do uso de agricultura familiar para uma alimentação escolar saudável e preparação do ambiente de negócios para COP 30.
Depois de inscritos, os projetos de prefeituras do mesmo estado passam por um processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As vencedoras receberão troféus e o direito de seguir para a próxima fase. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional.
Já na etapa nacional, serão selecionadas as vencedoras de cada uma das dez categorias nacionais. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país. A previsão é de que premiação nacional ocorra em julho de 2024. Mais informações, regulamento, cronograma das etapas estão disponíveis na página do Prêmio.