O Sebrae no Pará divulgou na noite de ontem (18), na sede da instituição, em Belém, as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). A premiação tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino por meio de exemplos de mulheres que se destacam na gestão do seu negócio.
Francisca Athayde, do Sítio Agroecológico Tolu, de Igarapé-Açu; Carolina Magalhaes, do projeto Movimento Moeda Verde, de Igarapé-Açu; e Danielle Levy de Sá, da Clínica Raizz, de Belém, venceram nas categorias Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI) e Pequenos Negócios, respectivamente. As três receberam troféus ouro, certificados e seguem para a etapa regional do Prêmio.
Mais seis empreendedoras, que estavam entre as nove finalistas, dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Breu Branco e Marabá, foram premiadas nos segundos e terceiros lugares e receberam troféus prata, bronze e certificados.
As histórias das mulheres foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por funcionários do Sebrae/PA: Ana Paula Silva; Daniela Ribeiro; Maryellen Pinto; Alrilene da Silva; Andréa Costa; Fabrícia dos Santos; Maria Luzineuza Maia; Mariluce de Lima; Miguel Pantoja; Nayla Pereira; Olavo Ramos; Poliana Lages; Renata Batista; e Lara Rodrigues.
“Os pequenos negócios contribuem para o desenvolvimento econômico do País. E o empreendedorismo feminino tem papel determinante, sendo uma prioridade estratégica para o Sebrae no Pará, que tem criado uma rede de apoio para valorizar e reconhecer o trabalho dessas mulheres”, destaca a diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro.
Nesta edição,146 empreendedoras, de 38 municípios, se inscreveram no Pará, o que colocou o estado, pelo segundo ano consecutivo, em primeiro lugar no ranking da região Norte e em nono em nível nacional. Foram 3.500 inscrições no Brasil.
A empreendedora Francisca Athayde, que venceu na categoria Produtora Rural frisou o que o prêmio representa. “Gostaria que a minha história fosse um exemplo para todas as mulheres. Esse prêmio representa uma resistência, uma nova experiência, a porta de outras oportunidades”
Carolina Magalhães pontuou o trabalho que tem desenvolvido no ramo da sustentabilidade. “O meu negócio impacta a vida de muitas pessoas. A gente coloca o tripé da sustentabilidade que é o econômico, social e ambiental, tudo no mesmo nível. Hoje estou representando muitas mulheres”.
Para Danielle Sá, a premiação tem um importante reconhecimento para as mulheres que empreendem no Pará. “Esse prêmio tem um reconhecimento importante para as empreendedoras do estado. É algo engrandecedor. Isso incentiva que a gente não desista”.
Também estiveram no evento o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Pará, José Conrado Santos; a diretora administrativa e financeira do Sebrae/PA, Cássia Costa; representantes de entidades; além de conselheiros e técnicos da instituição.
-
Sobre o Prêmio
A premiação é realizada pelo Sebrae em nível nacional, desde 2004. Atualmente, ela faz parte do Programa Sebrae Delas, que tem a intenção de fomentar e fortalecer o empreendedorismo feminino em todo o país.
O Prêmio é dividido em três categorias (Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Produtora Rural) e nas etapas estadual, regional e nacional.
As vencedoras estaduais seguem na disputa pela premiação nacional, cujo resultado será divulgado no dia 28 de novembro, mês que se comemora o dia mundial do empreendedorismo feminino. As três vencedoras nacionais ganharão troféus ouro, prata e bronze, missão técnica nacional para capacitação e um equipamento eletrônico.
Mulheres premiadas com diretoras do Sebrae no Pará e a coordenadora da premiação no Pará
Fotos: Jader Paes
-
Confira as premiadas
Categoria Produtora Rural
1º Lugar – Francisca Luciana Araújo Lisboa de Athayde
Empresa: Sítio Agroecológico Tolu
Município: Igarapé-Açu.
-
2º Lugar – Carmélia Amante Pinon
Empresa: Fazenda Água Boa
Município: Breu Branco.
-
3º Lugar – Izete dos Santos Costa (Dona Nena)
Empresa Filha do Combu
Município: Belém (Ilha do Combu).
-
Categoria Microempreendedora Individual (MEI)
1º Lugar – Carolina do Socorro Ferreira Magalhães
Empresa: Projeto Movimento Moeda Verde
Município: Igarapé-Açu.
-
2º Lugar – Jayne Fenix Modolon
Empresa: Jayne e Carolina (Prestadoras de serviços)
Município: Marabá.
-
3º Lugar – Ana Cleia Teixeira de Azevedo
Empresa: Graciosa Plus Size
Município: Altamira.
-
Categoria Pequenos Negócios
1º Lugar – Danielle Levy de Sá
Empresa: Clínica Raizz
Município: Belém.
-
2º Lugar – Ana Lidia Zoni Ribeiro
Empresa: Uruçun Hidromel da Amazônia
Município: Belém.
-
3º Lugar – Fernanda Cristina dos Santos Nery
Empresa: Oba! Brinquedos
Município: Abaetetuba.