Sob a bênção de Nossa Senhora de Nazaré, foi aberta ontem, dia 14/7, Pará Sentir Fé, a nova mostra do programa Ocupações do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), promovida pelo Sebrae/PA. São 200 peças de artesãos paraenses em exibição, como os brinquedos de miriti, cerâmica e peças em fibra vegetal.
Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, levou a imagem peregrina da Virgem padroeira do Pará ao prédio do CRAB, na Praça Tiradentes, onde foi realizado um ato religioso com a presença do vice-presidente do CDE do Sebrae Rio e presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz; do diretor-superintendente do Sebrae no Pará e membro do Comitê Nacional do CRAB, Rubens Magno; do presidente do CDE do Sebrae no Pará, José Conrado Santos; do diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta; da diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, e mais de 100 convidados.
Após ato religioso conduzido por dom Orani, que agradeceu a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vinda do Pará no Rio de Janeiro, o público pode se aproximar da imagem da Virgem para saudá-la e fazer preces. No térreo, os convidados assistiram a uma apresentação musical de carimbó com o grupo Letto e o Baile Norteado, e degustaram alguns pratos típicos da culinária paraense, como maniçoba, pato no tucupi e tacacá, entre outros.
Crédito: CRAB Sebrae
“Hoje, recebemos com grande honra e pela primeira vez aqui no CRAB a imagem de Nossa Senhora de Nazaré vinda do Pará, para marcar a abertura da mostra Pará Sentir Fé. Esta exposição é mais uma do nosso programa Ocupações e que apresenta, em parceria com o Sebrae nos estados, o melhor da produção artesanal de várias regiões do país”, afirmou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta.
“Muito feliz de estar gerando negócio para o estado. Trazer um pouco da fé do Estado do Pará, da mão de obra do nosso artesanato, isso nos deixa muito honrados”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno .
Alexandre Paulemy, de Oeiras do Pará, agradeceu o convite para expor seus trabalhos na mostra Pará Sentir Fé. “Ter os produtos nessa mostra é mais uma oportunidade de mostrar o talento do artesão paraense. Ações como essa, do Sebrae no Pará, viabilizam nossos empreendimentos”, disse. Um dos 35 artesãos com obras em exposição, Paulemy trabalha com materiais como madeira, tronco de bambu e ouriço de castanha, para produzir instrumentos musicais inspirados nas culturas africana e indígena.
-
-