Fotos: Carlos Borges
A autenticidade e o atrativo turístico da culinária amazônica pautaram o painel de abertura da Cozinha Show, iniciativa promovida pelo Sebrae no Pará, junto com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrase), na da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), aberta nessa quinta-feira (15) e segue até o domingo (18).
Com a temática “O turismo sustentável na Amazônia motivado pelas cozinhas de origem”, o painel contou com a participação dos chefes Morena Leite, do restaurante Capim Santo; Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo e Clodomiro Maués “Bola”, do restaurante Solar do Bola. O produtor de conteúdo gastronômico, Marcos Médici, foi o mediador.
O debate pontuou a culinária de Alter do Chão, Trancoso e Soure, além de outras temáticas, como empreender respeitando a biodiversidade da Amazônia, o crescimento e o potencial do turismo gastronômico do estado, os insumos típicos da região e as perspectivas para a Conferência das Partes para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém, em 2025.
Clodomiro, o chefe Bola, destacou que as pessoas estão mudando a forma de encarar a cozinha e valorizando a culinária amazônica. “Hoje usamos menos técnica e mais essências e sabores. Gastronomia não é só comida, é história, a minha cozinha é tradicional e cultural, levo em conta aquilo que temos de autêntico” afirma.
“É preciso saber embalar e vender nossos produtos da melhor forma possível. Não temos que ter vergonha do que é nosso, não é preciso inventar a roda”, defende o chefe Saulo.
A Cozinha Show conta com a participação de alguns empreendedores atendidos pela instituição e que trazem no cardápio o melhor da gastronomia paraense. “A culinária paraense tem se destacado com sua singularidade e um potencial para crescer ainda mais. É importante estimular os pequenos negócios a apostar nos insumos da região . A COP 30 será um momento oportuno para mostrar a qualidade da nossa cozinha e um pouco da nossa história”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno
O Secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, ressaltou a diversidade turística do estado e como ele se destaca no cenário nacional. “Temos características únicas, um turismo que não é baseado só em praia, como a maior parte do Brasil. Temos o ecoturismo, o turismo religioso e uma culinária única”.
A 11ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fita) é promovida pela Setur e que tem o Sebrae no Pará como parceiro. O evento segue até o próximo dia 18 de junho, das 14h às 22h.
-
-