Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Uma fonte de energia limpa, que gera eletricidade por meio da radiação do sol. Esse é o negócio da Alt Energia Solar, microempresa criada em 2019 pelo empreendedor André Vilhena, graduado em Sistemas de Informação.

André, que morou 16 anos no município de Tucuruí, sudeste do Pará, chegou a trabalhar nos segmentos de refrigeração, farmácia e informática. “Quando a empresa surgiu, a energia solar estava se consolidando. Procurei trazer para o mercado um produto mais competitivo e acessível para a realidade do brasileiro”, lembra o empreendedor.

O empreendedor frisa que trabalhar no segmento requer constante atualização. “O trabalho com energia solar é dinâmico, tem eventuais mudanças de legislação e regra, o que exige aprimoração contínua”, destaca o empresário, que sentiu ainda maior necessidade de procurar por orientação especializada.

O trabalho da Alt inicia com a apresentação do negócio para clientes em potencial, prospectados por meio de plataformas digitais, mídias, redes sociais e consultores. Em caso de interesse, é feito um trabalho para entender a necessidade do cliente.

O serviço pode ser financiado e é possível aderir a uma carência de quatro meses para iniciar o pagamento, tempo hábil para que o consumidor comece a pagar com o sistema já em funcionamento.

Entre os fatores levados em consideração na hora de fazer o orçamento estão a média de consumo do cliente, a disponibilidade de padrão de ligação da residência e a área útil de telhado.

“A energia solar precisa ser desenvolvida de acordo com a demanda do cliente e a conta de energia é um bom embasamento para averiguar o que o consumidor precisa. Quem tem mais de um ar-condicionado na residência, por exemplo, tem uma média maior de consumo”, explica.

Uma instalação convencional dura de três a quatro dias. A Alt trabalha com garantia de serviço de um ano após a instalação, assegurando serviços de manutenção preventiva e corretiva, além do monitoramento.

A Alt Energia Solar tem quatro unidades, sendo a principal em Belém, Paragominas, Benevides e Tailândia. Atualmente, tem 19 funcionários, com atuação em várias áreas, como instaladores e mantenedores. “Além dos pontos físicos, os nossos serviços chegaram a outros municípios do estado como Moju, Bujaru e Santa Izabel”, pontua.

-

Acompanhamento especializado

“O Sebrae tem a missão de ajudar os empreendedores, as empresas devem procurar esse atendimento, pois podem evoluir e receber suporte para aprimorar seus processos”, defenda André, ao se referir ao apoio que recebeu do Sebrae.

Segundo o empreendedor, a participação no Programa Brasil Mais, em 2021, foi determinante para a consolidação da empresa.

“Permitiu o desenvolvimento de métodos de trabalhos que resultaram em melhoria no relacionamento com fornecedores e otimização do trabalho desenvolvido em equipe”, destaca André.

“O Brasil Mais foi importante porque fez com que a gente estabelecesse um padrão dentro dos setores da empresa. Com o suporte do Sebrae, aprimoramos o índice de compras e melhoramos o departamento financeiro do negócio, que era um problema pra gente”, reforça o empresário.

André também pontua que o departamento de pessoal da empresa começou a ser desenhado durante o acompanhamento pelo programa. “Percebemos que trabalhar com uma equipe própria era a melhor decisão”, ressalta, afirmando que também utilizou plano de negócios com o suporte da entidade.

-

Perspectivas

O empresário afirma que há desafios em trabalhar com energia solar, entre elas a viabilidade financeira dos projetos. Porém, reforça que negócios do segmento têm oportunidades no mercado e incentivo governamental.

“Para quem está preparado, o mercado em breve estará consolidado. Além disso, temos uma diretriz de governo federal que pensa em economia com sustentabilidade, um aspecto positivo para o Brasil e para o nosso estado. As perspectivas são as melhores”, reforça.

André explica que outro objetivo da empresa para o futuro é aprimorar o processo de pós-vendas e que a equipe vem atuando de forma a aperfeiçoar esse aspecto.

“O empreendedor não pode desistir, precisa ter uma visão objetiva e lidar com as dificuldades. É uma batalha, mas é compensador quando conseguimos superar os desafios”, explica.

-

Brasil Mais

O Brasil Mais é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e executado pelo Sebrae e o Senai. Os parceiros são responsáveis pelo acompanhamento aos empreendedores. O Programa é realizado em ciclos de atividades.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas