O lançamento da quarta edição do Programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), promovido pelo Sebrae no Pará, ocorrerá no dia 19 de abril, na sede da instituição em Belém. O Projeto irá selecionar até 30 iniciativas de negócios de impacto que tenham como foco de atuação a resolução de problemáticas socioambientais de ilhas de Belém. O NISA está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril e o edital pode ser acessado por meio do Portal do Sebrae no Pará www.sebrae.com.br/para
Podem se inscrever microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, cooperativas e pessoas com ideias inovadoras no segmento socioambiental, sejam empresas ou pessoas físicas. O desenvolvimento dos negócios será por meio de trilha de formação empreendedora, durante oito semanas, período em que os empreendedores receberão suporte de especialistas, mentorias, capacitações e ferramentas necessárias para consolidarem as ideias e formatarem os negócios.
O evento de lançamento terá a presença de representantes institucionais que pautam sustentabilidade, assim como agentes do ecossistema de inovação local. A programação contará, também, com a palestra Ecossistema Nacional de Negócios de Impacto, ministrada pela especialista em investimentos e negócios socioambientais, Vivian Rúbia Ferreira.
NISA
Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho ambiental. Esses negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas se comprometem a dimensionar o impacto que ocasionam. A quarta edição do NISA, em especial, vai trazer a COP 30 como assunto transversal, uma vez que Belém tem chances reais de sediar o evento em 2025 e o NISA tem como um dos eixos a preservação ambiental, um dos pilares do combate às mudanças climáticas.
“A Amazônia representa um grande potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversas áreas, justamente por ter a maior biodiversidade do planeta”, destaca o gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovações do Sebrae no Pará, Renato Coelho.
-
