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A empresária Alessandra Rocha decidiu abrir o próprio negócio após ter uma experiência negativa com cabelereiros que não sabiam cuidar de seus fios crespos e cacheados. “Eu sempre gostei de pintar o cabelo, e acabou que eu tive um corte químico depois de um serviço que eu não pedi. Aí, a ideia do negócio nasceu de uma frustração, porque depois de uma pesquisa eu percebi que já tinha acontecido isso com muitas outras pessoas”, explica Alessandra.

O Reino dos Cachos é um salão que valoriza o cabelo natural, específico para a diversidade de cachos, com serviços de cortes, coloração, tratamentos, penteados e maquiagem, que está no mercado desde 2019.

Atendimento individual, por meio de agendamento, e o uso de produtos que não agridem o meio ambiente, que possuem uma pegada mais botânica, são menos poluentes, livre de sulfatos, derivados de petróleo e produtos sintéticos. Esses são alguns dos diferenciais do Reino dos Cachos. “A minha pegada é mais trabalhar com produtos veganos, que não são testados em animais, mais botânicas”, destaca Alessandra.

“Minhas clientes recebem um manual de como elas vão cuidar do cabelo. São indicações de produtos, escova adequada, toalha adequada para secar, de como usar cada produto, em que momento usar, como se usa um óleo vegetal, em que situação se usa um óleo vegetal, em que situação se faz uma reconstrução”, explica a empreendedora.

A empresária lembra do desafio que enfrentou nos primeiros anos do negócio. “Na pandemia, o pessoal soube da existência do meu negócio, justamente por conta das consultorias capilares. Essa ideia de cliente indicar, foi algo que funcionou para mim, isso fez com que o meu negócio se fortalecesse bastante nesse período, mas foi bem difícil, bem difícil mesmo”, conta Alessandra.

Atualmente, um dos principais desafios é com a divulgação. “Eu sou a garota do marketing, sou tudo”, frisou Alessandra que cuida e cria conteúdos sozinha para a página da empresa no Instagram.

Para o futuro, os planos da empreendedora incluem a expansão do negócio, impactar e contribuir para o desenvolvimento do município de Santarém, e auxiliar na formação de profissionais no ramo de cabelos crespos e cacheados por meio de cursos especializados na área. “Esse é um mercado que tem crescido bastante e que tende a crescer mais. Então, a ideia é oferecer cursos”, finalizou.

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Acesse @reinodoscachosz_ e conheça mais o Reino dos Cachos.

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Sua história e missão

Alessandra tem 32 anos, nasceu em Minas Gerais e reside em Santarém há 13 anos. Antes de ser empresária, era professora de matemática. “A minha maior dificuldade em ser mulher empreendedora, é que sempre o seu trabalho vai ser colocado em cheque, é quase ‘você não pode errar’. Se você errar, acaba sendo resumida ao erro. Já aconteceu uma situação comigo de errar e isso foi bem doloroso para mim”, comentou a empresária.

Até julho de 2022, além de administrar a empresa, a empreendedora fazia o atendimento das clientes sozinha, sempre com foco na valorização de seu público. “A gente acaba empoderando outras mulheres, que passam a se aceitar, usar o cabelo natural. Então, o meu trabalho é basicamente isso: mostrar para as mulheres que é possível usar o cabelo natural e saudável”, frisou a empresária.

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Crescimento

No início, Alessandra atendia cinco clientes por semana. Ela se dividia entre o salão e ministrava aula de matemática. Durante a pandemia, diminuíram ainda mais os atendimentos. Conforme as regras de distanciamento social se tornaram mais flexíveis, gradualmente as clientes voltaram a frequentar o salão. “Atualmente, eu atendo, em média, 30 clientes por semana”, informa Alessandra que, por causa do aumento da demanda de clientes, precisou contratar mais quatro pessoas para trabalhar no salão.

Para conhecer de onde vem a sua clientela, a empresária tem o costume de fazer uma pesquisa sobre como as pessoas acharam o salão. Segundo a empreendedora, 40% das pessoas vêm por meio do marketing boca a boca. O restante é por meio das mídias sociais digitais, como Instagram e Google.

“O Instagram é um dos meios que mais me traz clientes”, destaca Alessandra. Além dele, o negócio tem outro aliado digital. “O Google é muito importante no negócio, ajuda bastante, porque as pessoas vão pesquisar e já vai aparecer lá. A gente acaba convertendo em cliente e, consequentemente, tendo mais sucesso”, frisou.

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Apoio do Sebrae

A empreendedora chegou ao Sebrae por meio de um convite de uma amiga para participar do lançamento do Programa Sebrae Delas, que tem como objetivo acelerar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

“Foi incrível. Foi muito proveitoso participar. e pude ter vários insights de como trazer melhorias para o meu negócio a curto, médio e longo prazos”, comentou.

Entre as consultorias e capacitações que a empresária fez, estão as específicas para gestão, finanças e marketing digital. A partir disso, ela conta que conseguiu entender melhor sobre as métricas do negócio; o que precisava fazer para crescer; como captar clientes; montar planilhas de entradas e saídas; precificação de serviço; melhorar as técnicas de marketing digital; e saber a margem de lucro.

“As consultorias do Sebrae mostraram que eu estava no caminho e que se eu continuar fazendo tudo o que estou fazendo, daqui um tempinho eu vou chegar aonde eu quero chegar”, destacou.

Em pouco tempo colocando em prática os aprendizados das consultorias, Alessandra conseguiu perceber as melhorias dentro do seu negócio e viu o seu faturamento crescer. “Eu tive um aumento de clientes e de faturamento. Após essas consultorias, eu pude implementar, principalmente essa questão de não deixar os meus gastos desorganizados. Então, automaticamente eu tive uma margem de lucro melhor”, afirmou.

Fotos: Arquivo Pessoal

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