Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Fotos: Lúcio Silva

Leonardo Santos, da empresa As Marias, foi o vencedor da apresentação de alto impacto, os chamados pitchs, que fazeram parte da programação do Demoday, realizado nessa sexta-feira (10), no Teatro Reinaldo Castanheira, em Paragominas, visando a promoção do ecossistema de inovação da Amazônia. Madson Alan, do empreendimento Carvão Pironheloso, e Maria Aparecida Carneiro, da Plantei, ficaram, em 2° e 3° lugares, respectivamente. Todos receberam consultorias do Sebrae.

O Demoday marca o encerramento da terceira edição do Programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), iniciativa do Sebrae.

As Marias é uma agência de intermediação que permite a troca entre mulheres que prestam serviços de limpeza e do lar as que precisam deles. O modelo de negócio visa dar segurança, empoderamento e inserção no mercado dessas profissionais.

“Já tinha o sonho de abrir meu próprio negócio. Com a capacitação, aprendi a tirar a ideia do papel, montar meu modelo de negócio e precificar. Quero implementar o negócio aqui no município, expandir e, quem sabe, virar uma franquia nacional”, pontua Leonardo.

No evento, foram realizados 18 pitchs, que são apresentações breves e diretas das ideias dos empreendimentos atendidos no programa.

As ideias foram avaliadas por uma banca formada pela empreendedora e sócia-fundadora do escritório Scaramussa Bergamin Advocacia, Maxiele Scaramussa; pela empreendedora e engenheira ambiental, Rayane Guimarães; pelo engenheiro mecânico Arthur Koslinsky; e pelo analista da Fundação de Ciência, Tecnologia Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá, Milkson Campelo. Alguns dos critérios utilizados pelos avaliadores foram potencial de mercado, segmentos de clientes, concorrência, potencial de receitas e custos.

“A avaliação de pitch leva em conta, entre outras coisas, se esse negócio gera impacto socioambiental de fato. Saber falar da ideia e vender seu produto é tão fundamental quanto gerar receita em caixa”, afirma Milkson Campelo.

“Temos diversos negócios de impacto na região, alguns se descobrem durante as capacitações. Essa é a segunda edição em Paragominas, o que mostra o potencial do município nessa àrea”, destaca o gerente do Sebrae na região Capim, Fabiano Andrade.

Também estiveram no evento o Secretário de Agricultura de Paragominas, Renan Ohse, na ocasião representando o prefeito Lucidio Paes, técnicos do Sebrae no Pará e representantes de outras instituições.

-

Capacitação

Turismo rural, reaproveitamento de tecidos têxteis, projeto inclusivo para crianças com deficiência, cacau fino, papel semente, carvão ecológico, plataforma de gestão de resíduos urbanos e coleta seletiva de óleo. As ideias selecionadas para participar da terceira edição do NISA mostram que existem muitas possibilidades de negócio socioambiental no município e em múltiplos segmentos.

Foram, aproximadamente, dois meses de atendimento quando foram realizados seis oficinas, oito encontros de mentorias, 54 horas de instrutoria e 180 horas de consultoria.

“Aprendemos a nos posicionar no mercado enquanto negócio de impacto socioambiental. O NISA é um programa que ajuda pessoas e faz enxergar além das perspectivas, como os negócios podem crescer”, enfatiza Letícia Reis.

Durante a trilha, os empreendedores receberam capacitações em várias temáticas, como análise do cenário socioambiental, de mercado, canais e relacionamento com os clientes, modelos de negócios sustentáveis e técnicas de apresentação de alto impacto.

Além disso, os participantes do programa puderam aprender sobre os conceitos de inovação e as mentorias permitiram a elaboração de conteúdo específico para a realidade de cada projeto.

Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho socioambiental. Esses negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas também se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam.

NISA

O NISA foi lançado pelo Sebrae/PA em 2021. Atualmente, a iniciativa está no terceiro ciclo, sendo a segundo na região Capim. Nessa fase, o programa integra o Projeto Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia, realizado pelo Sebrae no Pará em parceria com CIRAD, IPAM, Embrapa e Funarbe.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas