Fotos: Carlos Borges
O vice-presidente executivo da União Europeia (UE), Frans Timmermans, esteve, nessa terça-feira (24) na sede do Sebrae no Pará, em Belém. Ele participou de uma reunião com os dirigentes da instituição, parceiros e beneficiados do projeto Sustenta e Inova, que é financiado pela UE. Na ocasião, Frans conheceu alguns resultados da iniciativa, lançada em 2021 no Pará, que tem ações nas regiões da Transamazônica, Marajó e Belém-Brasília.
“Temos o desafio de apoiar os pequenos negócios paraenses. Para isso, buscamos parcerias, como essa que temos com a União Europeia, um trabalho de extrema importância ao promover o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para beneficiar a população das localidades”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Frans Timmermans falou da importância do desenvolvimento sustentável em âmbito global. “A Amazônia está na agenda global. A principal proposta é por essas ações em prática e provar para o mundo que existem benefícios econômicos e ecológicos. Podemos mostrar que essas iniciativas podem incentivar o progresso na economia e no meio ambiente”, afirma Frans. Ele também destacou a importância da possibilidade do estado do Pará receber a COP-30, dada a visibilidade e importância da Conferência.
O evento contou com a presença do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; da Adida de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Pilar Blanco-Rodriguez; do Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PA, José Conrado Santos; eda Diretora Técnica do Sebrae /PA, Domingas Ribeiro; da Diretora Administrativa e Financeira do Sebrae/PA, Cássia Costa; e do Secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias.
Também estiveram na reunião, o Diretor Sênior do IPAM, Eugênio Pantoja; o pesquisador e coordenador do CIRAD na Amazônia, René Poccard; o analista de prospecção e avaliação de tecnologias da Embrapa, Aldecy Moraes; a chefe geral substituta da Embrapa na Amazônia Oriental, Maria Rosa Travassos; e a diretora adjunta de desenvolvimento territorial do IPAM, Lucimar Souza; além de representantes da União Europeia, membros do CDE e técnicos da instituição do Sebrae/PA.