ASN PA Atualização
Compartilhe

Inovação deu fôlego aos pequenos negócios em 2022

Iniciativas do Sebrae no Pará ajudaram empreendedores a impulsionar seus negócios com práticas inovadoras
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Nei Oliveira é proprietário da Directto em Santrém, região do Baixo Amazonas. O negócio é uma startup tecnológica de soluções integradas, que trabalha com produtos da bioeconomia. O empreendimento é um dos participantes do Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae que reúne projetos sustentáveis, ligados ao setor de Bioeconomia, e que utilizam insumos amazônicos.

“A participação em programas de inovação acelera o processo de validação, que costuma ser bem demorado. Temos acesso a uma metodologia com modelagem de negócios, monetização, marketing e outros”, pontua o empreendedor.

O programa Inova Amazônia é uma iniciativa nacional do Sebrae, com atuação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará, sendo o último pioneiro nas ações, para impulsionar os negócios da Amazônia Legal que atuam no âmbito da sustentabilidade, reaproveitando os recursos naturais localidade. No Pará, 50 empresas são beneficiadas.

Impacto Socioambiental

Outra iniciativa que ajudou a impulsionar práticas de inovação nos pequenos negócios em 2022 foi o Projeto Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), que tem como objetivo dar suporte a empreendedores com ideias inovadoras, para resolver problemas socioambientais. A primeira edição ocorreu na região Capim, atendendo empreendedores dos municípios de Paragominas, Dom Eliseu, Aurora do Pará e Ulianópolis.

Em uma segunda etapa, o projeto rodou no município de Parauapebas, na região Carajás. As propostas selecionadas receberam capacitação para que fossem desenvolvidas. No total, nas duas fases, foram sete meses de trabalho, 46 horas e capacitação e 560 horas de mentorias, 25 projetos beneficiados só em 2022.

Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho ambiental. Esses negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam.

Voo internacional

Criado para implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras em três regiões do estado do Pará (Transamazônica, Belém-Brasília e o Marajó), o Projeto Sustenta e Inova é uma ação financiada pela União Europeia e coordenada pelo Sebrae no Pará. A iniciativa é executada pelos correalizadores CIRAD, Embrapa, IPAM e FUNARBE. O projeto visa o desenvolvimento de cadeias de valor, redução do desmatamento e conservação da biodiversidade. Em 2022, o Sustenta e Inova entrou em nova fase e foi apresentado em Breves, na ilha do Marajó e na região Xingu.

No total, até o final da iniciativa, em 2025, serão investidos pela União Europeia 4.650.000 EUR (4 milhões, seiscentos e cinquenta mil euros), mais de 28 milhões de reais.

O Sebrae tem atuação transversal no programa, a exemplo de ações de abertura de mercado para os produtos de empreendedores da agricultura familiar, que serão atendidos pela Embrapa. “Todas essas iniciativas têm como premissa a utilização sustentável dos recursos naturais da Amazônia, tecnologia, respeito aos saberes dos povos tradicionais, sustentabilidade e retorno econômico para a estado”, destaca a gerente da Unidade de Soluções e Inovação, Renata Batista.

  • Iniovação
  • Inova Amazônia
  • NISA
  • Sustenta e Inova