ASN PA Atualização
Compartilhe

Castanhal celebra 94 anos e potencializa pequenos negócios

Com mais de 200 mil habitantes, município tem mais de 12 mil pequenos negócios, com destaque para os setores de comércio e serviços
Por Bruno Magno
ASN PA Atualização
Compartilhe

Localizado a 65 quilômetros de Belém, o município de Castanhal, nordeste paraense, celebra seus 94 anos nesta quarta-feira (28).  A data marca quase um século de história de uma cidade que saiu de um ponto de parada ferroviária para se tornar o centro econômico e cultural da região nordeste paraense.

Também conhecida como “Cidade Modelo”, Castanhal tem posição geográfica privilegiada, pois fica localizada às margens da rodovia BR‑316, principal via de ligação entre a capital e o interior do estado. Hoje, o município funciona como importante corredor logístico para o escoamento de produção agrícola e comercial.

Com uma população que ultrapassa os 200 mil habitantes, segundo o IBGE, Castanhal desponta também como um centro de comércio significativo, abastecendo cidades vizinhas com produtos diversos, desde alimentos e utensílios até materiais de construção.

Pequenos negócios

Pesquisa realizada pelo Sebrae/PA, com base nos dados da Receita Federal, comprovam que Castanhal é uma cidade empreendedora e exerce influência sobre os demais municípios da região. Hoje, são quase 12.134 empresas registradas, sendo 9.456 microempreendedores individuais, e 3.678 microempresas e empresa de pequeno porte, com destaque para os setores de comércio e serviços.

“A atuação do Sebrae em Castanhal é focada no fortalecimento dos pequenos negócios locais por meio da gestão empresarial, inovação, acesso a mercado e crédito, bem como políticas públicas”, destaca Gisele Freitas, gerente regional do Sebrae na região Guamá.

Município de Castanhal. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará.

Um dos principais projetos executados pelo Sebrae/PA no município é o Programa Cidade Empreendedora, parceria firmada com a prefeitura para dinamizar a economia local, oferecendo assessoria financeira e administrativa para o desenvolvimento das empresas locais. O primeiro ciclo já foi realizado ano passado e as empresas podem aderir ao novo processo.

Outro ponto importante foi a criação da Agenda de Desenvolvimento “Guamazônia”, lançada ano passado para pequenos negócios nas áreas de turismo, infraestrutura e negócios rurais sustentáveis, melhorando o ambiente de negócios da região.

Além disso, o Sebrae também atua na Sala do Empreendedor de Castanhal, onde a população conta com Espaço físico para atendimento gratuito ao MEI (Microempreendedor Individual), incluindo serviços de formalização, emissão de DAS, alteração de dados, baixa e orientações. Em Castanhal existem atualmente três Salas do Empreendedor, localizadas na Avenida Altamira, no Bairro Jaderlândia e no Distrito do Apeú.

Com foco na formação de novos empreendedores, o Sebrae também desenvolve o programa “Educação que Transforma”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para implantação do Protagonize na rede municipal de ensino, proporcionando o empreendedorismo para escolas de ensino fundamental e médio em Castanhal.

“Com uma presença ativa na região por meio do Sebrae – Agência Guamá, a instituição oferece atendimento presencial e consultorias para microempreendedores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região nordeste paraense”, completa Gisele Freitas.

  • Castanhal
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo