Hoje (20), é o aniversário da “Pérola do Marajó”, que completa 167 anos. Mas além de se destacar pela quase onipresença dos tradicionais búfalos, a vocação para o empreendedorismo fez com que Soure também abrisse seu leque para a moda e o turismo.
Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, Sebrae/PA, o Senar, o Senai e as prefeituras de Soure e Cachoeira do Arari, o Polo de Moda do Marajó foi criado em 2023, no intuito de ajudar a resgatar e valorizar o tradicional bordado e o grafismo marajoaras, por meio de roupas e acessórios diversos, com destaque para a camisa do vaqueiro marajoara. A iniciativa já beneficiou mais de 60 empreendedores nos municípios de Soure e Cachoeira do Arari.

“Um de nossos grandes propósitos é mostrar ao mundo a rica cultura do município de Soure, agregando valor ao produto feito por mãos marajoaras e gerando renda para os empreendedores locais. Essa é uma cultura ancestral e única que merece ser conhecida e reconhecida pelo resto do planeta”, afirma a coordenadora da Agência Regional do Sebrae em Soure, Jamilly Rodrigues.
As belas paisagens de Soure, marcadas pelas praias de água salgada, por campos naturais e construções antigas, ajudam a fortalecer um outro setor da economia do município: o turismo. No ano passado, o Sebrae em parceria com a prefeitura de Soure, lançou a Marca Turística do município. A Marca é um ícone que reúne símbolos marcantes de Soure, como o búfalo, a cerâmica e o carimbó, e foi criada para estar presente em locais turísticos e materiais impressos no intuito de divulgar e impulsionar o setor, como uma espécie de selo.

Também no intuito de divulgar os atrativos do município, em 2025 foi lançado o Guia Turístico Digital de Soure, que traz informações importantes para quem deseja se aventurar pela região, como transporte, hotéis, restaurantes e artesanato da região.
O próximo passo será o lançamento da Rota Turística de Sore, que engloba 50 pequenos negócios dos segmentos de hospedagem, mobilidade, alimentação, economia criativa, experiência turística e agências de viagens. “É um roteiro de dois dias e meio, criado com o apoio de uma consultoria especializada, no qual o turista poderá conhecer as belezas do município e a hospitalidade dos moradores locais”, explica Jamilly. Ela informa ainda que a validação da rota deverá ocorrer ainda em 2026.
O Sebrae anda sempre de braços dados com os pequenos negócios, ajudando a impulsionar esse segmento tão importante para a economia de Soure e de todo o estado do Pará. Para se ter uma ideia, das 920 empresas cadastradas no município, apenas 10 não são pequenos negócios. Essas empresas e os empreendedores locais podem ter a certeza que em 2026 o Sebrae continuará atuando no território para alavancar ainda mais o empreendedorismo local.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

