Para mostrar como os pequenos negócios fazem a diferença na vida das pessoas e de suas localidades, como um patrimônio coletivo, o Sebrae no Pará promove a nova edição da campanha “Compre do Pequeno”, que, neste ano, ganhou o reforço sazonal do Natal, para que, nessa época festiva, o paraense priorize adquirir produtos e presentes natalinos além de alimentos para a Ceia, nos comércios do seu bairro e lojas de sua comunidade. “Queremos fortalecer os pequenos empreendimentos que representam 95,58% de todas as empresas do Pará. Neste ano, a ideia é mostrar que as compras de final de ano podem e devem priorizar os pequenos negócios com o quais criamos vínculos ao longo do ano, ajudando a transformar a realidade local, gerando mais do que relações comerciais, gerando confiança e fidelidade”, comentou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Atualmente, no Pará, existem 683.347 pequenos negócios; destes, 183.185 estão em Belém. Eles são responsáveis pela geração acumulada de 43.060 novos empregos, o que corresponde a 92% dos empregos gerados no estado, no período de janeiro a setembro 2025. No saldo líquido de postos de trabalho no mês de setembro, os pequenos negócios registraram 6.861 postos, enquanto as grandes e médias empresas somaram 2.365 postos de trabalho e a administração pública, 634.

Histórico
O movimento Compre do Pequeno nasceu em 2015, liderado pelo Sebrae, em todos os estados brasileiros. Na campanha paraense de 2025, a intenção é estimular a todos a fazer parte da iniciativa. “Nós queremos que as pessoas escolham os pequenos negócios porque são eles que mais geram emprego no país, são eles os responsáveis pelo crescimento da economia local e consequente crescimento social. São eles que fazem o dinheiro circular no bairro, naquela comunidade que cresce e se desenvolve”, finalizou Rubens Magno.

-

