ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae no Pará consolida En-Zone na COP30 e potencializa pequenos negócios para o mundo

Zona do Empreendedorismo registrou mais de 54 mil visitantes. Empreendedores registraram mais de R$ 1,5 milhão em faturamento
Por Bruno Magno
ASN PA Atualização
Compartilhe

Mais de 54 mil pessoas passaram pela En-Zone, a Zona do Empreendedorismo do Sebrae no Pará, durante a COP30, realizada entre os dias 10 e 21, em Belém. Visitantes e moradores da capital tiveram a oportunidade de conhecer como o empreendedorismo faz a diferença na vida dos amazônidas e respeita a floresta. Neste período, os mais de 400 empreendedores de pequenos negócios envolvidos nas atividades da Conferência Climática da ONU registraram mais de R$1,5 milhão em faturamento, como na Loja Brasil BioMartket e Taberna Amazônica.

Mais do que um espaço expositivo, a En-Zone, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, foi um polo de conexões que exaltou o protagonismo dos pequenos negócios amazônicos e reforçou o papel do Sebrae/PA como articulador da nova economia verde. Em uma área de quase 17 mil metros quadrados, a zona concentrou uma loja com produtos de 250 empreendimentos de todos os biomas brasileiros, a Casa Pará, que promoveu capacitações, além de espaços imersivos que divulgaram o turismo nacional, uma praça de alimentação com dez restaurantes, onde os empreendedores faturaram mais de R$ 560 mil em vendas, e o palco por onde passaram mais de 20 atrações nos 12 dias.

A En-Zone foi um dos principais locais visitados pelo público de Belém, mas também foi ponto de encontro dos visitantes da COP 30, por onde passaram delegações de 91 nacionalidades em todos os espaços do Sebrae/PA.

“O papel do Sebrae é esse: fomentar negócios, cuidar de empreendedores, treinar e representar essas pessoas, abrir mercado para elas. Tudo isso foi feito para que a En-Zone acontecesse. Isso foi feito para fortalecer e mostrar o papel desse empreendedor num cenário internacional como foi esse que vivemos, com 57 mil pessoas que vieram de fora conhecer o nosso território”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, durante o encerramento das atividades do espaço nesta sexta-feira (21).

Ao longo dos 12 dias, o público também pôde conferir toda a programação e fez o credenciamento prévio por meio do super app En-Zone COP30, que ficou disponível para o sistemas Android e Apple, com mais de 34 mil downloads realizados pelo público, e o segundo app mais baixado no segmento de eventos do Brasil. Já o índice de aprovação do público com o espaço e o serviço oferecido foi de 78, considerado excelente.

Com o tema “Amazônia Viva – O Futuro Gira Aqui”, a En-Zone contou com um percurso sensorial, que contou com obras de artistas amazônidas, instalações em miriti, esculturas e painéis interativos. A curadoria artística teve como destaque o muralista Sebá Tapajós, reconhecido internacionalmente por retratar a floresta em cores vibrantes. À noite, a iluminação cênica criou uma atmosfera envolvente e instagramável, valorizando a estética amazônica e convidando à interação do público.

“Belém inova quando cria diversos espaços para poder prestigiar os empreendedores individuais, pequenas operações econômicas. Esta é a base da economia do nosso Estado e do Brasil, portanto, conectar estas atividades econômicas à agenda da sustentabilidade é conectar a realidade da economia do nosso país”, disse Helder Barbalho, governador do Estado, ao visitar o espaço na noite desta sexta-feira (21), ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho.

Desfile de moda marcou encerramento da En-Zone. Foto: Jader Paes.

A En-zone foi encerrada com o desfile de moda “En-zone COP 30: Biomas em Movimento”, que reuniu 50 modelos e mostrou 85 looks de 15 marcas de costura do Pará. Na passarela, modelos profissionais, ativistas indígenas, modelos plus size e modelos trans também mostraram produtos da Loja Brasil BioMarket. O evento foi ao som do grupo de carimbó Tambores do Pacoval, do município de Soure, na ilha do Marajó.

Para fazer o espaço da En-Zone funcionar, foram adotadas medidas de neutralização de carbono, gestão dos resíduos gerados durante a COP30 e a promoção da acessibilidade ao local. Isso demonstra o comprometimento do Sebrae/PA em adotar práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança), consolidando o evento como um exemplo de sustentabilidade e inclusivo. Neste período, 100% do resíduo gerado no espaço foi reciclado, gerando renda para 12 catadores de duas cooperativas parceiras do Sebrae/PA.

Visitando a En-Zone nesta sexta-feira (21), Ana Furtado, moradora de Belém, disse que o espaço estava bonito e organizado. “Eu achei muito lindo e muito aconchegante, bem organizado. E tem tudo de Belém tá maravilhoso”, explicou ela. “Eu ainda não conhecia o espaço, é o primeiro dia e eu creio que tudo de bom. Conhecer as novidades, ver as coisas lindas, a cultura que o paraense tem, que estamos mostrando para o mundo inteiro”, completou.

Brasil BioMarket

A Brasil BioMarket, nome da loja colaborativa do Sebrae, foi a vitrine viva do empreendedorismo sustentável e inovador durante a COP30. O público da Conferência teve a oportunidade de conhecer cerca de 250 pequenos negócios que se conectaram com novas maneiras de pensar o desenvolvimento sem abrir mão do cuidado com a natureza e com as pessoas. Até o dia 19, a loja já havia faturado R$624.529,60 mil na venda dos produtos.

Os pequenos negócios selecionados foram representantes de todos os seis biomas brasileiros, nos segmentos de alimentação e bebidas, moda e acessórios, artesanato e decoração, beleza e cosméticos. A iniciativa teve ainda a participação da Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (ASSOBIO), contratada para operar a loja. Além do espaço físico, empreendedores tiveram seus produtos disponibilizados em uma loja virtual exclusiva dentro da plataforma do Mercado Livre, com acesso gratuito.

Casa Pará

O estado anfitrião da COP30 ganhou destaque na Casa Pará, um dos espaços mais emblemáticos da En-Zone. Com 500 m², o espaço promoveu uma imersão cultural e sensorial na Amazônia, além de reflexões sobre temas relevantes, com foco em design sustentável, hospitalidade e economia circular, por meio de uma rica programação de exposições de artistas paraenses, performances, rodas de conversa e debates diários.

Entre as atrações culturais estiveram a expografia especial com manifestações populares como os cabeçudinhos, pierrots e as máscaras do Mestre Vital, além do Pavilhão de Miriti, concebido pela Guá Arquitetura e pelo Atelier Miriti Sustentabilidade, que apresenta o miriti como tecnologia social amazônica, e obras de Éder Oliveira, Erica Saraiva, Roberta Carvalho, Marinaldo Santos e Walda Marques. Foi a primeira vez que a Casa Pará abriu suas portas em seu próprio território.

Casa Pará e os saberes tradicionais. Foto: Relry Aviz.

Casa Brasil

O objetivo foi mostrar como os pequenos negócios são agentes de transformação e contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Casa Brasil foi um dos espaços mais emblemáticos de promoção da imagem do país como líder em sustentabilidade, inovação e diversidade cultural. O Sebrae marcou presença nesse ambiente estratégico, apresentando o protagonismo dos pequenos negócios na transição verde e na bioeconomia amazônica. Por lá, o público também pôde conferir um ponto de venda Loja Brasil BioMarket e participar de painéis de diversas temáticas, organizados pelo Sebrae.

Taberna Amazônica

O espaço destacou produtos da bioeconomia paraense na COP 30, funcionando como uma vitrine estratégica para conectar empreendedores locais com o público local, nacional e internacional. Ele ocupou dois espaços: no Solar da Beira, no Ver-o-Peso, e no Pavilhão Pará, dentro da Green Zone. No Ver-o-Peso, o espaço ainda continuará aberto ao público, com 60 marcas, de 22 municípios, em um modelo de loja colaborativa com curadoria especializada, focada na valorização da cultura, dos saberes e da sustentabilidade amazônica.

São mais de 450 produtos, que expressam o potencial criativo e econômico da Amazônia, de alimentos regionais e chocolates artesanais a biojoias, cosméticos e peças de design. Já na Green Zone, o espaço funcionou durante a COP30, reunindo cem marcas, de 33 municípios paraenses, com mais de 9.600 ítens disponíveis ao público. Juntos, os espaços faturaram R$324.328,18 até o dia 19 de novembro.

Vila Domus

Durante a COP30, o Sebrae no Pará inaugurou a Vila Domos, no espaço que conta com 15 estruturas geodésicas que começam a receber hóspedes convidados no dia 11 de novembro. Os cômodos sustentáveis foram planejados para oferecer privacidade e conforto térmico, além de acesso facilitado a locais que concentram programações da Conferência do Clima. Depois da COP 30, a Vila Domos Sebrae será adaptada para sediar ações de promoção do empreendedorismo paraense.

Media hub

Jornalistas e influenciadores digitais do Brasil e do mundo contaram com o Media Hub, sediada dentro da En-Zone, uma estrutura exclusiva e totalmente equipada, pensada especialmente para que pudessem produzir e distribuir, em tempo real, conteúdos de temas estratégicos como empreendedorismo sustentável, bioeconomia e o ambiente de negócios amazônico. Durante 12 dias, o espaço recebeu mais de 400 profissionais de comunicação e influencers do Brasil e mundo, além das equipes de comunicação do Sebrae/PA.

Taberna Amazônia na Green Zone, produtos de empreendedores do Estado. Foto: Carlos Borges.

Agrizone

O Sebrae no Pará integrou as atividades como parceiro institucional e, em colaboração com o Sistema CNA/Senar e o Polo Sebrae Agro, inseriu empreendedores de pequenos negócios rurais, cooperativas e negócios da bioeconomia nas agendas climáticas globais. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram para visitar o espaço na Embrapa.

No estande, os visitantes tiveram acesso a uma exposição com produtos reconhecidos por sua origem e tradição, como farinha de Bragança, mel, artesanato, vinhos e cafés, todos disponíveis para venda. Já o Viveiro Ardosa proporcionou uma imersão na floresta, por meio de um percurso interativo que apresentou as diferentes fases de desenvolvimento de espécies florestais nativas do bioma Amazônia.

Frentes de atuação

A En-Zone foi uma das frentes de trabalho do Sebrae na COP30. A entidade também esteve com atividades na Green Zone, além de ser um dos executores do Circuito Cidade em Movimento, e apresentar o Global Citizen em Belterra, no último dia 08 de novembro, uma verdadeira imersão na bioeconomia paraense. Ele também foi um dos apoiadores do Festival Global Citizen Amazônia, ocorrido no dia 01 de novembro, no Mangueirão, em Belém, organizando os empreendedores da área de alimentação do evento.

Legado

Desde julho de 2023, o Sebrae/PA realizou mais de 86 mil atendimentos às empresas e empreendedores individuais nos quatro eixos prioritários da COP30 (Alimentos e Bebidas, Mobilidade, Economia Criativa e Hospitalidade), totalizando 72.509 pessoas capacitadas em todo o Pará. Somente em 2025, o Sebrae no Pará investiu mais de R$ 25 milhões, com recursos próprios e por meio de parcerias.

Alguns destaques nessa jornada de preparação foram as parcerias com o Governo do Estado do Pará, por meio do Capacita COP, e com o Airbnb. Cerca de 7 mil pessoas passaram pelos cursos do Capacita COP, enquanto pela parceria com a plataforma de hospedagem foram promovidas 88 turmas, entre agosto de 2024 e outubro deste ano, com o totalizando 5.953 participantes.

Até outubro de 2025, mais de R$113 milhões em créditos foram liberados para cerca de 750 empreendedores, por meio do CredCop, parceria entre o Governo do Pará, por meio do Banpará, e o Sebrae no Pará.

A En-Zone foi uma realização do Sebrae/PA e teve a operadora Claro como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi, além de apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

  • COP30
  • Empreendedorismo
  • En-Zone