Gelato de formiga. Já pensou em experimentar? Este é um dos sabores disponíveis na Boto Gelateria, que está atraindo consumidores curiosos à En-Zone, espaço do Sebrae no Pará que reúne empreendedorismo, cultura, inovação e sustentabilidade durante a COP 30. O empresário Tiago Silva, morador de Santarém, contou que se inspirou na farofa de formiga para criar o produto.
“Nosso olhar é voltado aos costumes e práticas do povo do nosso território, então esse gelato surgiu a partir do olhar do consumo da saúva taia. Esta formiga é colhida, torrada e pilada com farinha. Os indígenas e os povos ribeirinhos consomem dessa forma, é uma prática ancestral, então foi um grande insight pra gente produzir o gelato. A formiga é superproteica, tem gosto de capim-limão, e ela entra na alta gastronomia na hora da finalização de pratos e como um saborizante, quando ela é pilada com a farinha, fazendo uma farofa de formiga”, explicou. Consumidores que passaram nesta sexta-feira (14) pelo estande da Boto na En-Zone confirmaram o sabor de capim-limão e também ficaram encantados com a crocância das formigas.

A base para o sorvete é o mel silvestre, apreciado por ser rico em minerais, vitaminas e aminoácidos. “É um mel de abelha indígena. Quem cria e cultiva assim a chama por ser abelha nativa, melipona, abelha sem ferrão, que também dá um toque e um sabor diferente ao mel. Um sabor diferente das abelhas com ferrão”, disse Tiago Silva.
Questionado sobre os sabores inusitados na Boto Gelateria, ele riu ao encontrar dificuldade para listar os que não são incomuns. “Trazer esse encantamento, essa misticidade, é a base de criação dos nossos sabores, então a gente tem a Garça Namoradeira, que é um gelato de cupuaçu com chocolate branco; tem o Malandro Urubu, que é um gelato de cacau black com cachaça de jambu e castanha-do-pará; tem o Treme-Treme, que é maracujá com pimenta; outro sabor com jambu e cachaça de jambu; eu tenho aqui o cheesecake de açaí; tem o cumaru; o castafeu, que é uma brincadeira com camafeu, já que o nosso tem castanha-do-pará e doce de leite. São muitas outras delícias pras pessoas experimentarem o sabor do Tapajós e da Amazônia”.

O empresário afirmou que a procura por sabores inusitados tem sido grande na En-Zone, graças à curiosidade dos visitantes. “Algumas pessoas estão vindo todos os dias para consumir um sabor diferente”.
A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal. O espaço está instalado no estacionamento do Porto Futuro I e funciona de 17h às 23h, com entrada franca.
-
