ASN PA
Compartilhe

En-Zone aproxima artistas paraenses da comunidade

Circuito Sensorial traz obras que capturam a essência de viver em Belém
Por Da Redação
ASN PA
Compartilhe

A En-Zone, a Zona do Empreendedorismo do Sebrae no Pará, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, além de uma agenda de shows disputadíssima, conta com um Circuito Sensorial no qual instalações de artistas paraenses formam um museu aberto. “A gente pegou obras de artistas consagrados, como Sebá Tapajós, que traz um pouquinho das artes do nosso povo num grafismo belíssimo”, contou Leda Magno, do comitê de organização da En-Zone.

A designer e ilustradora Brenda Lemos usou o lettering para expor a essência de Belém. “Eu me inspirei tanto nas letras vernaculares de placas de açaí, das plaquinhas do Ver-o-Peso, como nas letras de barco. Participar dessa exposição me trouxe ainda mais orgulho de ser paraense. E poder mostrar esse orgulho através da arte e do design é muito gratificante! Principalmente pelo fato de ser uma exposição aberta ao público, democratizando ainda mais essa conexão da arte e comunidade”, disse ela.

O Circuito Sensorial facilita a compreensão de que o artista também é um empreendedor, e o espaço traz oportunidades de negócios para esses profissionais. “A gente vem trabalhando aos longo dos três últimos anos com o segmento de economia criativa. Quer um momento mais oportuno de mostrar pro mundo o que a nossa arte, a nossa cultura, tem de beleza? Essa é a matriz do Sebrae: é fazer negócios, mas valorizando os elementos da ancestralidade, trazendo à tona que é possível empreender no Pará respeitando o meio ambiente”, afirmou Leda Magno.

Obra da designer e ilustradora Brenda Lemos. Foto: Selton Martins. 

A analista do Sebrae/PA destacou que o projeto COP 30 não é pontual, pois vai deixar um legado aos empreendedores. “O Sebrae, como instituição responsável pelo empreendedorismo sustentável, também tem a sua proposta para o pós-COP, que é captar investimentos para projetos e cada vez mais posicionar o empreendedorismo no centro do mundo. Esse é o elemento certo para fazer desse momento a COP da Floresta”.

Brenda Lemos lembrou que, para o empreendedor, a Conferência do Clima da ONU começou bem antes de novembro. “E isso pra mim foi um divisor de águas, pois foi uma oportunidade muito grande de crescimento e amadurecimento. Como designer e ilustradora eu fico muito feliz em ver minha arte ocupando espaços e alçando muitas pessoas!”, disse.

Um dos visitantes alcançados pela instalação de Brenda e de outros artistas foi o marítimo Edmilson Hora, que esteve no Porto Futuro I na noite desta quinta-feira (13). “Eu já tive oportunidade de olhar os painéis e achei muito interessante. Aquele ali parece um muiraquitã. Eu sempre estou por aqui, trago as crianças para brincar, e acho que ficou muito bonito”, ressaltou.

A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal. A partir desta sexta-feira (14) o espaço funcionará de 17h às 23h, com entrada franca.

  • COP30
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo