ASN PA Atualização
Compartilhe

Praça de alimentação da En-Zone leva diversidade de sabores ao público

Dez restaurantes e quatro bares oferecem uma rica variedade de pratos e bebidas, com forte ênfase em ingredientes regionais
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Quem visitar a En-Zone, a Zona do Empreendedorismo criada pelo Sebrae no Pará durante a COP30, no Parque Urbano Belém Porto Futuro, vai encontrar um cardápio diversificado, com opções para todos os gostos. A Feira Gastronômica é uma das opções do espaço até dia 21 de novembro, sempre das 17h às 23h, com entrada gratuita. São 10 restaurantes e quatro bares que oferecem desde comidas típicas amazônicas até massas, pratos da culinária árabe, hambúrgueres e opções saudáveis. Entre as bebidas, há coquetéis, drinks, cervejas e chopes artesanais.

Para a proprietária da Azzo Drinks, Thays Ribeiro, participar do evento é uma oportunidade de alcançar novos públicos. “Eu acho que aqui a gente vai atingir um público que está fora da zona de conforto da minha empresa. Um público totalmente diferente”, explicou. “E a gente está criando grandes conexões. As pessoas estão conhecendo o meu bar, porque a proposta do Azzo é fazer coquetelaria clássica, mas sem perder o regionalismo”, complementou.

Entre as opções da carta de bebidas, o destaque é o Jambu Mule, feito com cachaça de jambu e espuma de gengibre, que também tem conquistado os visitantes. “Fizemos uma carta especial para a En-Zone. É uma carta de drinks que a gente só tem aqui. Usamos vodka, mas substituímos o cranberry por acerola — uma fruta brasileira. Também adaptamos o drink clássico Jorge Amado, colocando cumaru, e o chamamos de ‘Amado’. É isso que a gente busca: reinterpretar os clássicos com o sabor da nossa região”, explicou Thays.

Hambúrguer de maniçoba, feito com blend de maniçoba e carne bovina, no pão com jambu, queijo marajoara, geleia de pimenta com maçã e um molho especial da casa. Essa é uma das opções do cardápio apresentado pela 7 Dois Burguer ao público da Zona de Empreendedorismo, que também inclui hambúrgueres na brasa de costela.

“Olha, a En-Zone é um leque de oportunidades. Aqui você conhece vários empreendedores do mesmo ramo e também de ramos diferentes, onde tu pode agregar um pouquinho de cada um. Tu vai pegando o conhecimento de cada e vai agregando no seu negócio. E está sendo algo maior do que o esperado”, explicou o proprietário da hamburgueria, Luiz Cortez.

Hambúrguer da maniçoba entre as opções de lanche na En-Zone. Foto: Carlos Borges.

Potencializando vendas e visibilidade

Para potencializar a visibilidade dos restaurantes, o Sebrae contratou uma consultoria que está desenvolvendo um cardápio digital, disponível no aplicativo da En-Zone, com fotos dos principais pratos de cada empreendimento. As imagens também serão usadas em displays de balcão e nas redes sociais da entidade.

Segundo a analista técnica do Sebrae/PA, Nayany da Costa, a proposta é oferecer variedade e valorizar ingredientes regionais. “A gente tem desde pizza, comida típica, opções sem glúten, veganas e também massas. Tentamos extrair um pouquinho de cada culinária para agradar todo o público e oferecer todos os sabores possíveis”, explicou.

Uma das exigências do projeto foi que cada restaurante trabalhasse um ingrediente típico amazônico em pelo menos um prato. “Pela minha visão, as pessoas estão elogiando muito. Está tendo uma saída bem grande. O público está rodando bastante pela feira”, concluiu Nayany.

A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

  • COP30
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • En-Zone