A Vila Domos Sebrae, mais uma opção de hospedagem para a COP 30, foi aberta na noite desta terça-feira (11). Localizada na Travessa Boaventura da Silva, 1234, no bairro de Nazaré, o espaço conta com 15 domos que começam a receber hóspedes convidados. Os cômodos sustentáveis foram planejados para oferecer privacidade e conforto térmico, além de acesso facilitado a locais que concentram programações da Conferência do Clima.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, afirmou que a vila é mais do que uma hospedagem. “As pessoas terão uma experiência na Amazônia, dentro de uma cidade que é cosmopolita, a maior capital da região Norte. E foi esse sempre o direcionamento do Sebrae: fazer com que as pessoas tivessem maravilhosas experiências na COP, que saíssem daqui falando muito bem da gente, e isso já é uma realidade”.
Com a experiência de participante de outras Conferências do Clima, a diretora do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou que “nós não estamos devendo nada a ninguém”. “Cada centavo gasto aqui virá em retorno pra este povo, principalmente aquele povo que vive embaixo da copa das árvores. Este espaço aqui é uma inspiração, é criativo, bonito, diferente, charmoso. Eu tenho absoluta certeza que muita gente vai adorar ficar aqui, vai adorar essa experiência”, disse.
Luiz Felipe Moura, um dos primeiros hóspedes a se instalar na vila, se surpreendeu com a acomodação e está animado para viver a experiência de ficar num domo. Este conta com banheiro, janela perto do chão (para proteger da chuva), além de elementos que captam a essência de Belém e do Pará, como objetos de miriti e esteiras de palha. “A experiência é sensacional porque a gente estava preocupado com essa história da hospitalidade na COP e o Sebrae sai com uma solução inovadora como essa, num bairro sensacional, que a gente está tanto perto da COP quanto da Cidade Velha, perto dos bares, dos principais restaurantes, ou seja, no melhor lugar de Belém, com uma estética super acolhedora”, comentou.
O vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, elogiou a iniciativa e avaliou os ganhos permanentes. “Nossos turistas e visitantes serão fomentadores da propaganda positiva do estado do Pará quando retornarem, para que outros amigos, parentes e eles mesmos retornem ao Pará, fomentando nosso turismo e nossa economia”.
Após o encerramento da COP 30, a Vila Domos Sebrae será adaptada para sediar ações de promoção do empreendedorismo paraense.

