O projeto Amazônia Empreendedora foi oficialmente lançado nesta terça-feira (11), no auditório do Sebrae no Pará, em Belém, com apoio da Coca-Cola, Instituto IOA, e a Secretaria de Estado da Mulher. A iniciativa tem como objetivo capacitar 300 mulheres empreendedoras até 2026 por meio da metodologia “Efeito Furacão”, idealizada por Marcela Fuji, também palestrante do evento
Segundo Edna Santos, analista técnica do Sebrae/PA, o sucesso da primeira edição em 2024, com 50 participantes, motivou o investimento da Coca-Cola para ampliar a formação. Em 2025, serão 150 mulheres selecionadas e, em 2026, outras 150, com previsão de uma quarta turma. A próxima seleção será realizada via edital público com apoio da Secretaria da Mulher.
“A procura superou expectativas: em apenas 15 dias, as inscrições atraíram quase 400 candidatas, revelando a alta demanda por qualificação e oportunidades entre as mulheres da região metropolitana”, explicou Edna Santos.
O evento de lançamento contou com a presença do diretor de Políticas Públicas da Coca-Cola, Eduardo Dias. Além da capacitação empreendedora, a programação futura vai incluir um workshop sobre eficiência energética, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, e uma experiência gastronômica assinada pela chef do restaurante Celeste, em alusão à COP30.
O Efeito Furacão é indicado para mulheres que estão iniciando uma jornada empreendedora e quer estruturar seu crescimento, para quem já tem um empreendimento e quer turbinar seu negócio e para mulheres empreendedoras ou que querem empreender.

