A cidade de Belém acaba de ganhar um novo polo de empreendedorismo e valorização da cultura amazônica: o Parque Linear da Doca, inaugurado na noite desta quinta-feira (02) pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, e o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Cinco pequenos negócios paraenses foram selecionados, por meio de curadoria técnica coordenada pelo Sebrae no Pará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, para ocupar os quiosques no espaço urbano.
A iniciativa faz parte de um termo de cooperação entre o Sebrae e a Prefeitura de Belém, com o objetivo de garantir que os espaços públicos revitalizados sejam ocupados por pequenos negócios alinhados à identidade amazônica, com potencial de geração de renda, fortalecimento do turismo e promoção da economia criativa.
“A partir destes cinco empreendedores selecionados na curadoria realizada pelo Sebrae/PA, que representam a nossa riqueza cultura e gastronômica, nossa proposta é ir além da ocupação do espaço físico, é construir uma vitrine para o empreendedorismo criativo e para a gastronomia regional, integrando o espaço urbano à nossa identidade cultural, fomentando os pequenos negócios que serão destaques na COP 30. Só no eixo alimentos e bebidas, no qual esses empreendedores estão inseridos, já atendemos mais de 10 mil empresas e realizamos mais de mil capacitações”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, que participou da entrega do novo espaço urbano da cidade.
Negócios
A seleção foi realizada por meio de chamamento público simplificado, com critérios como diversidade de segmentos e valorização de produtos e ingredientes regionais. A curadoria contemplou cinco negócios com propostas inovadoras e cardápios que exaltam a cultura paraense: de pizzas com jambu a sorvetes artesanais com frutas amazônicas. Os cinco pequenos negócios são as empresas Amazon Gelato e Caffé, André Lanches, Camarão Chiq, Porp’s Pizza e Salavi, todas em situação regular junto à Receita Federal e que atenderam as especificidades do chamamento público.

Após a seleção, os empreendedores passaram por encontros de orientação sobre precificação e montagem de cardápios, além de receberem apoio para comunicação visual dos quiosques e acompanhamento técnico de consultores do Sebrae/PA. Além disso, uma equipe dedicada está atuando para garantir o bom funcionamento dos negócios no período pós-inauguração. Os empreendimentos, que ficam em um espaço de mais de 10 m², atenderão aos mais diversos públicos, oferecendo alimentação saudável, lanches, pizzaria artesanal, gelateria e culinária típica.
O empreendedor Marcel Reis, da marca Salavi, foi um dos selecionados para ocupar um dos quiosques do recém-inaugurado espaço. Com proposta voltada à alimentação saudável, o quiosque oferece opções como sucos naturais, bowls proteicos, saladas de frutas e açaí com granola, atendendo especialmente o público que frequenta a área para atividades físicas e lazer.
“Estamos muito felizes com essa oportunidade e com todo o apoio que tivemos do Sebrae. Desde o plano de negócios até o registro de marca, fomos acompanhados de perto por uma equipe comprometida. Isso fez toda a diferença para transformar nossa ideia em realidade”, afirmou Marcel, destacando que o negócio gerou quatro empregos diretos.
Oferecendo pratos regionais como risoto paraense, vatapá e maniçoba, a empreendedora Chrystiane Henriques também vai atender ao público do novo espaço urbano no quiosque da Camarão Chic.
“Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Sempre quis ter um ponto físico, e essa oportunidade chegou graças ao apoio do Sebrae, que tem sido mais do que um parceiro, tem sido como uma família para os pequenos empreendedores. Minha expectativa é a melhor possível. Esse espaço é lindo, estratégico, e acredito que trará visibilidade e crescimento para o nosso negócio”, conta ela que vai contar com uma equipe de cinco pessoas.
Parque Linear
O novo espaço foi entregue durante cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (02), no Parque Porto Futuro, com as presenças do governador do Estado, Helder Barbalho, e do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que cumpriu agenda em Belém.
“O mundo vai conhecer a culinária do estado do Pará, as pessoas dançando e aprendendo o que é o carimbó. A França, os Estados Unidos não têm um canal como esse. Estarão certos de que vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Quando governo municipal, estadual e federal trabalham juntos, ninguém segura”, disse Lula.
A ocupação da nova Doca também integra as ações de preparação da cidade para a COP 30, quando Belém será palco de discussões globais sobre o clima em novembro. A expectativa é que a nova Doca se consolide como extensão do complexo Porto Futuro, tornando-se atrativo turístico estratégico para moradores, visitantes e turistas internacionais.

“Estamos entregando espaços públicos que não deixam a desejar a nenhuma capital do mundo. O preconceito foi vencido. Muita gente achou que não seríamos capazes de receber esse evento e realizar as obras. Em menos de dois anos, tudo ficou ou estará pronto para quando a COP chegar, mas, acima de tudo, para o povo do Pará poder usufruir. E queria, em nome da vice-governadora Hana, agradecer a todo o time do governo do Estado que fez com que as obras acontecessem”, ressaltou o governador Helder Barbalho.
São quase 24 mil metros quadrados de área totalmente requalificada ao longo de 1,2 quilômetro de canal, a nova avenida conta com ciclovia, iluminação em LED, novas passarelas, paisagismo, quiosques com banheiros, redário, brinquedos acessíveis e áreas para práticas esportivas. Também reúne painéis solares com tomadas para carregamento de celulares.
“A cidade é um canteiro de obras e isso só é possível porque temos um time que joga junto e transforma sonhos em realidade. Belém volta a ser a capital da Amazônia para o Brasil e o mundo”, finalizou o prefeito de Belém, Igor Normando.