ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae inaugura 1ª Câmara Empreendedora do Brasil, em Abaetetuba

Iniciativa é resultado de uma parceria entre Sebrae/PA e a Câmara Municipal de Abaetetuba
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Nesta quarta-feira (27), o Sebrae no Pará inaugurou a 1ª Câmara Empreendedora do Brasil, que fica em um espaço na Câmara Municipal de Abaetetuba, no Baixo Tocantins. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Sebrae/PA e a Câmara Municipal, criada com objetivo de promover o desenvolvimento de negócios locais, oferecendo suporte aos empreendedores da região.

A estratégia da Câmara é proporcionar um ambiente regulatório que fortaleça os pequenos negócios no município, seja na sede, comunidades rurais ou nas 72 ilhas que compõem a região.

“A Câmara Empreendedora surge como uma extensão estratégica do Programa Parlamento Mais Empreendedor do Sebrae, que objetiva sensibilizar o legislativo federal, estadual e municipal para às pautas dos pequenos negócios nas três esferas de poder. Com esta iniciativa, fortalecer o ecossistema empreendedor, visando estabelecer um canal de diálogo permanente entre os empreendedores, a sociedade civil e o legislativo, permitindo que as demandas do setor sejam transformadas em políticas públicas e Leis eficazes que de fato impulsionem a economia”, destaca Bruno Bilby, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTPP), do Sebrae/PA.

De forma prática, a proposta é que no espaço, semelhante a uma Sala do Empreendedor, sejam realizados atendimentos, um canal de escuta e de ações para os pequenos negócios do município. Além disso, o espaço também contará com um Agente de Desenvolvimento Legislativo, que terá uma atuação direcionada para pautas e ações do legislativo, que envolvam as micro e pequenas empresas.

Espaço fica na Câmara Municipal de Abaetetuba.

A implantação da Câmara Empreendedora na Câmara Municipal de Abaetetuba nasceu de uma necessidade estratégica de fortalecer a atuação do Sebrae nos municípios paraenses.

“Só teremos o desenvolvimento efetivo de um município, região ou mesmo do Estado, se tivermos um ambiente regulatório que possibilite a simplificação do registro e baixa de empresas, incentivos fiscais, entre outras iniciativas, como a Lei da Liberdade Econômica, Lei do Bem, atualização da Lei Geral e, fundamentalmente, que tanto o legislativo como o executivo estimulem a Inovação nas atividades públicas e empresariais, de forma contínua,” explica Mauro Barbalho, assessor de Políticas Públicas do Sebrae/PA.

“Estávamos em busca de um canal institucional permanente, focado na pauta Empreendedora no legislativo. Enquanto a Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, atuará no planejamento, gestão e execução das políticas públicas, a Câmara Municipal terá o poder de moldar o ambiente de negócios por meio de legislações específicas, que atendam as atividades empresariais,” acrescenta Mauro.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Abaetetuba, Sotério Fagundes, a partir deste espaço, surge uma nova Câmara, um novo espaço para potencializar ainda mais o desenvolvimento dos pequenos negócios no município de Abaetetuba.

“Com esse projeto, enxergamos a possibilidade de irmos além, de fazemos mais, e permitimos possibilidade futuras, então nós todos enxergamos o Sebrae como parceiro, para nos impulsionar, para termos um norte, desenvolver os pequenos negócios em nosso município”, disse ele.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Jornada de Políticas Públicas