No Dia dos Pais, celebrado neste domingo (10), a história do empreendedor paraense Eduardo Cravo representa milhares de pais que empreendem com trabalho coletivo e identidade cultural. Natural de Barcarena, ele e a esposa, Ana Maria Cravo, nascida no Marajó, formam um casal quilombola que construiu, junto com os filhos, um pequeno restaurante que virou referência afetiva e de sabor na capital paraense.
O restaurante Delícias do Bosque, que deve passar a se chamar Delícias Quilombola em breve, funciona na própria casa da família, no Residencial Bosque Felizcidade, no bairro do Mangueirão, em Belém. Lá, Eduardo lidera a cozinha e o atendimento, com o apoio da esposa e de dois filhos, Ewerton e Edielton, além da equipe do restaurante.
“Trabalhamos todos juntos, como uma equipe. A cozinha uniu a gente de um jeito diferente. Todos os nossos filhos estão envolvidos no empreendimento e nos ajudam bastante. É um negócio de família, que deu certo com a união de esforços. Meu terceiro filho mora no interior, trabalha com açaí e estamos estudando como podermos incorporar a produção dele ao nosso restaurante”, conta o empreendedor.

A história de Eduardo inspira outros empreendedores. Ele é um pai que não apenas dar suporte à família com o próprio trabalho, mas compartilha com ela o dia a dia do empreendimento, construindo juntos um legado que une tradição, identidade e empreendedorismo.
A história do negócio começou há cerca de 12 anos, com foco em oferecer refeições caseiras. A vira de chave, segundo Eduardo, veio com a participação do pequeno negócio em feiras e eventos na capital paraense, muitas delas proporcionadas pelo Sebrae/PA. “As pessoas passaram a nos procurar depois que nos viram nesses eventos. Então criamos redes sociais e, após a pandemia, ganhamos um público muito bom. Hoje atendemos pedidos via internet e trabalhamos com delivery”, explica Eduardo.
Além do restaurante, a família também administra um quiosque no complexo turístico Porto Futuro, no bairro do Reduto, onde os clientes podem encontrar as mesmas delícias regionais do restaurante matriz. “Nosso segredo é receber bem os clientes com atenção e carinho porque tudo que fazemos é com muito amor. E temos conseguido muitos clientes por meio de indicações e claro, das redes sociais”, finaliza ele, destacando que o pequeno negócio está inserido no programa Prepara Gastronomia, onde participa de capacitações para melhorar gestão, atendimento e visibilidade, com foco na COP 30.